quarta-feira, junho 13, 2007

Uma breve reflexão sobre :



Pois bem…em Portugal parece que tudo acontece por acaso..até as grandes coisas…

O texto que se segue é baseado em factos verídicos, facilmente comprovados ( ou não), extraídos de uma longa pesquisa ( porque vinte minutos pode ser muito tempo)…Não tentem isto em casa.

O Vinte Cinco de Abril…uma teoria fechada a discussões ( AZAR!) Versão para totós ( sem ofensa aos possíveis leitores)Era uma vez um senhor muito mau que decidiu que este país à beira mar plantado haveria de ficar para todo o sempre ligado à agricultura, à igreja e à tradicional família ( pai, mãe e montes de filhos…ainda bem que ele não sabe que agora vai passar a ser pai, pai, um filho…vice versa)…para isso criou uma policia muito má…muito má…
Ok…vocês sabem a história, desenvolvendo…
Certo dia…uns senhores que por acaso estudaram e que, só por acaso, eram militares, receberam a triste notícia de que outros senhores, que por acaso não estudaram, não sabiam usar talheres e para eles a pistola ainda tinha uma “espada” à frente, iam receber cursos intensivos para receberem o estatuto de oficial miliciano…os primeiros são ( quem advinha?)Os famosos…os únicos…capitães..futuros capitães de Abril…os segundos são ( não que interesse para a história) os grunhos dos milicianos das colónias ( que ainda hoje conseguem entrar facilmente em qualquer coisa em Portugal..porque será?)…Prosseguindo…como é lógico os capitães acharam que os milicianos iriam substitui-los..porque não tinham poder reivindicativo, trabalhavam e não falavam, não precisavam de andar tão equipados…vestiam-se tipo à índio e matavam os inimigos à dentada, etc.…etc ( lembra-vos alguém??).…juntaram-se no chamado Movimento dos Capitães ( muito original se me é permitido opinar…se não é AZAR) contra a integração dos milicianos na carreira militar.
Tiveram tanto sucesso…mas tanto sucesso que pensaram “ Epah nós somos mesmos bons! Bora libertar o povo da tirania do Estado Novo? Pelo caminho até podemos resolver a questão do Ultramar…é que está a dar é o futebol e o pessoal não quer ficar sem pernas na guerra!” ( pronto…esta alegoria pode ofender algumas pessoas…não é a intenção).
Por acaso…andavam pela cidade uns oportunistas…tipo Spínolas e Costas Gomes que decidiram negar o apoio ao Governo…estavam de mau humor naquele dia…o governo não gosta de ser gozado e exonerou-os…ou, mais comummente falando, mandou-os procurar um trabalho novo…
Esses oportunistas ( para não dizer pior) pensaram, “ Não temos nada para fazer…daqui a uns dias o dinheiro que fomos desviando da messe para o bolso acaba…depois o que fazemos?? É melhor irmos comandar aquele movimento reles dos capitães…deixa de se chamar movimento dos capitães e passa a ser das Forças Armadas…é mais sonante e tudo…”
Lá foram a correr ter com os capitães…que tão generosos ( ou não) que são deixaram-nos mandar.
Passados uns tempos saíram à rua…os capitães ( porque à hora que foi os comandantes ainda estavam a dormir…não se deve acordar os comandantes!)…cercaram aquilo tudo…e,quando iam prender o Sr. Marcello Caetano este disse…” Oh Capitão! Tira lá as mãozinhas daqui…eu mereço um oficial superior!” ( sim porque quem tinha o poder de decisão era ele…os capitães nem estavam armados…ok tinham cravos nas armas…à América latina, se me permitem ou não). Foram chamar o Sr. Oficial Superior…Exmo.General Spinola que, apesar de não ter feito nada…ficou com o poder…e passou a acordar ainda mais tarde.

Moral da história:
- Se forem os capitães da vida não deixem que os generais se metam nos vossos projectos pessoais…podem ficar a ser comandados no vosso próprio plano…
- Melhor ainda…Em Portugal…se não fores chefe…arranja maneira de seres, ou então…é melhor não pensares em mudar o mundo.

Ps: Viva o Maia! ( agora a sério…era o único inteligente)

1 comentário:

ÞrincessFaßiana disse...

Adoreiiii :)))
Bjo Fabi ***