sexta-feira, abril 20, 2007

Sete horas

Tenho sete horas antes do despertador romper o silêncio com o seu toque estridente…Se olhar novamente já não vou ter as sete horas…menos um minuto.
Também vos acontece?
Deitam-se na cama e sabem que não vão dormir mais que sete horas, aconteça o que acontecer…não dormem mais que sete horas.
Mexem-se na cama, o sono não vem, a impaciência acumula-se e o cansaço faz latejar a cabeça…mas o sono não vem. Olham para o lado, ela dorme calmamente…Viram-se e olham novamente para o relógio, mais dez minutos que se perderam em divagações, mas o sono…esse não vêm. Ouvem o respirar calmo próprio do sono profundo.
No vosso intimo pedem para que vos deixem dormir as sete horas…pronto…as seis horas e quarenta minutos que vos restam…olham para o telemóvel, querem desligá-lo mas não podem…”deixa-me dormir as minhas sete horas” pensam sem parar.
Viram-se e voltam-se a virar, o olhar viaja pelo velho triângulo, o relógio, ela e o telemóvel. Procuram conforto junto à pessoa ao vosso lado…acalmam e adormecem. Sonham com tudo menos com as sete horas de sono.
Acordam…o telemóvel vibra, as luzes brilham..
Estou…”, dizem para o telemóvel, do outro lado a voz fala, calma, pausada e profundamente, como se vos quisesse adormecer. “ OK.”, respondem vocês finalmente…sete horas…sete horas, pensam.
Olham para o lado, a respiração calma, o peito a subir e a descer…
Querida, tenho de ir…”
Também vos acontece?

quarta-feira, abril 18, 2007

Eu estou grávido!



Nunca pensei dizer tal coisa. Mas agora digo e volto a dizer…eu…estou GRÁVIDO!
No passado, que não é assim tão longínquo embora pareça, encarava as grávidas como mulheres calminhas, necessitadas de carinho e atenção, que facilmente ficavam deprimidas…ok…estava muito, muito, enganado.
Eu fui com minhas ideias preconcebidas, li o manual “ De solteirão para pai de família” de trás para a frente mais de três vezes, fiz sondagens, aceitei sugestões, preparei-me para me tornar sócio da loja de chocolates e da florista…estava muito, muito enganado.
Como já devem ter reparado, quando se vê um casal de futuros papás a mãe vem à frente, linda, esbelta, cabelo todo arranjado, roupa perfeitamente engomada…resumindo perfeita…e o papá vem atrás, imaginem comigo… olheiras do tamanho de rodas de automóvel, cara encovada de quem não consegue dormir só de pensar que alguma coisa pode acontecer, cabelo desalinhado, roupa amarrotada, colado aos pés da mulher como quem amparada uma criança endiabrada…Acabei de vos pintar um retrato de família.
A grávida que eu tanto amo está durona como sempre, aprecia a atenção, é certo…calminha??? NÃO! A minha grávida tem um humor tão oscilante como o mercado do petróleo…varia com o tempo, com as quantidades de atenção oferecida, as quantidades de afecto procurada e com a disponibilidade de negociação. Passo a exemplificar:

(Eu) – Gosto da tua camisola vermelha…fica-te bem!
( Ela) – Pensando melhor…acho que vou vestir a azul…

(Ela) – Não me apetece ficar em casa hoje…está um dia tão bonito!
( Eu) – Podemos ir dar uma volta.
( Passado meia hora, preparados para sair)
( Ela) – Afinal...acho que é melhor deixar-mos o passeio para outro dia. Podíamos ver um filme.

Eu TENTO, Mas a minha amada grávida é uma mulher especial e até neste período de fragilidade tem de ser especial…
Posso esquecer as tardes calmas no sofá ( pés inchados???), as idas apressadas à loja dos chocolates, os elogios constantes…Vamos ao ginásio, compremos iogurtes e…sejamos como sempre.
Estou a adorar estar grávido e partilhar isso com a minha mulher.

domingo, abril 15, 2007

Tempo ( Isto de dar titulos está a dar cabo de mim!)

Há uns anos, quando ainda estava na academia, um instrutor, no primeiro dia de aulas, aproximou-se da turma e disse:
“ O que vocês fizeram, foram ou pensaram antes não me interessa…o que vão fazer, pensar ou ser no futuro não me interessa... Quero saber o que são hoje, ver o que fazem hoje e adivinhar o que estão a pensar agora. O amanhã pode não existir…provem-me hoje que merecem a farda que envergam!”
Naquela altura a frase caiu em saco roto…turma de infantaria, terra à terra…os “sabe tudo, faz tudo” da zona, encaráramos aquela frase como um mero incentivo, algo que nos fizesse correr mais rápido, suar menos e vencer.
Agora, passados alguns anos, faço questão de passar a mensagem.
Tudo o que fazemos hoje vai influenciar o amanhã e foi, de alguma maneira, influenciado pelo que fizemos ontem. A nossa vida não é um mero filme, não podemos carregar no botão de pause cada vez que estamos aborrecidos ou temos algo melhor para fazer…não a podemos acelerar para alcançar os objectivos mais rapidamente…não se saltam os intervalos ou as partes mortas…e, infelizmente, não podemos andar para trás e emendar os nossos erros.
A vida não pode ser planeada…não podemos contabilizar quantas lágrimas vamos verter, quantas dores de cabeça nos vão impedir de avançar, quantos obstáculos vamos ter pela frente…a vida é um sistema aberto, somos influenciados por pessoas que amamos e por pessoas que não conhecemos. Como um soldado que não contabiliza as balas, o homem não contabiliza as alegrias e as tristezas…mas umas balas provocam mais estragos que outras.
Numa maneira rude, aquele militar tentou passar-nos a sua mensagem, uns captaram…outros não. Eu, ainda estou na dúvida.