sábado, junho 16, 2007

Saber

Quando te conheci, ou começava a conhecer ( pois o acto de conhecer é infinito), desejava saber tudo acerca de ti…inconscientemente, mas era o meu desejo.

Lembro-me das perguntas parvas que fiz, das perguntar impertinentes, “saídas da casca” como tu costumavas dizer…lembro-me de uma…ora relembra:
“ – Ama-lo?
- Ah? – Perguntaste tu como se não esperasses a pergunta.
- Amas o teu namorado?
- Não me podes perguntar isso! – Disseste “chocada”.
- Tanto posso que perguntei…se não responderes eu deduzo pelo silêncio.”
Respondeste…e sinceramente nunca nenhuma resposta me fez sentir tão bem e tão mal ao mesmo tempo. O remorso e a esperança aliados numa batalha que apenas tinha começado…Foi o principio não concordas?

Em todas as relações, principalmente no inicio, existe a vontade de saber “ Quantas pessoas te amaram? Quantas amaste?”, é instintivo…saber para proteger...proteger mais a nós mesmo que à cara-metade.
Depois de muitas perguntas lá vamos ouvindo a famosa “ Mas o que é que isso importa??O que passou, passou, estou aqui não estou?”…E, friamente, é verdade.
Nesse momento começamo-nos a focar em planear o futuro. Antes de se largar o passado o futuro não pode ser construído, todos trazemos “bagagem”, uma mais pesada que outra, mas toda pode ser arrumada.

Algumas respostas fui descobrindo enquanto traçava o futuro, a cada pergunta respondida surgem mil por responder porque…sejamos sinceros, o amor é interessante, estimula todos os sentidos, naquele momento todos somos poetas, polícias, médicos e filósofos…sabemos o que dizer, quando dizer, sabemos o que investigar e como o fazer, sabemos satisfazer e provocar a dor, elaboramos teorias e vivemo-las…naquele momento todos sabemos o que fazer, porque é inato…tudo na vida nos prepara para aquele momento…aquele momento prepara-nos para a vida.

Por isso, meu amor…e como já dizia Virgílio Ferreira:
“Que importa que já o saibas? Só se sabe o que já nos não surpreende.”Prefiro não saber tudo sobre ti…quero ter sempre novas perguntas…novas respostas…mas sobretudo interesse em descobrir. Porque tu surpreendes-me e surpreenderás até ao fim dos meus dias…porque ainda tenho muito para te dar e descobrir…é uma promessa.





( Pareço um rapazito obcecado…eu sei…mas, não sei explicar, é mais forte que eu falar de ti…porque, epah…és, digamos…hum…ah…tudo para mim :D)

quarta-feira, junho 13, 2007

Uma breve reflexão sobre :



Pois bem…em Portugal parece que tudo acontece por acaso..até as grandes coisas…

O texto que se segue é baseado em factos verídicos, facilmente comprovados ( ou não), extraídos de uma longa pesquisa ( porque vinte minutos pode ser muito tempo)…Não tentem isto em casa.

O Vinte Cinco de Abril…uma teoria fechada a discussões ( AZAR!) Versão para totós ( sem ofensa aos possíveis leitores)Era uma vez um senhor muito mau que decidiu que este país à beira mar plantado haveria de ficar para todo o sempre ligado à agricultura, à igreja e à tradicional família ( pai, mãe e montes de filhos…ainda bem que ele não sabe que agora vai passar a ser pai, pai, um filho…vice versa)…para isso criou uma policia muito má…muito má…
Ok…vocês sabem a história, desenvolvendo…
Certo dia…uns senhores que por acaso estudaram e que, só por acaso, eram militares, receberam a triste notícia de que outros senhores, que por acaso não estudaram, não sabiam usar talheres e para eles a pistola ainda tinha uma “espada” à frente, iam receber cursos intensivos para receberem o estatuto de oficial miliciano…os primeiros são ( quem advinha?)Os famosos…os únicos…capitães..futuros capitães de Abril…os segundos são ( não que interesse para a história) os grunhos dos milicianos das colónias ( que ainda hoje conseguem entrar facilmente em qualquer coisa em Portugal..porque será?)…Prosseguindo…como é lógico os capitães acharam que os milicianos iriam substitui-los..porque não tinham poder reivindicativo, trabalhavam e não falavam, não precisavam de andar tão equipados…vestiam-se tipo à índio e matavam os inimigos à dentada, etc.…etc ( lembra-vos alguém??).…juntaram-se no chamado Movimento dos Capitães ( muito original se me é permitido opinar…se não é AZAR) contra a integração dos milicianos na carreira militar.
Tiveram tanto sucesso…mas tanto sucesso que pensaram “ Epah nós somos mesmos bons! Bora libertar o povo da tirania do Estado Novo? Pelo caminho até podemos resolver a questão do Ultramar…é que está a dar é o futebol e o pessoal não quer ficar sem pernas na guerra!” ( pronto…esta alegoria pode ofender algumas pessoas…não é a intenção).
Por acaso…andavam pela cidade uns oportunistas…tipo Spínolas e Costas Gomes que decidiram negar o apoio ao Governo…estavam de mau humor naquele dia…o governo não gosta de ser gozado e exonerou-os…ou, mais comummente falando, mandou-os procurar um trabalho novo…
Esses oportunistas ( para não dizer pior) pensaram, “ Não temos nada para fazer…daqui a uns dias o dinheiro que fomos desviando da messe para o bolso acaba…depois o que fazemos?? É melhor irmos comandar aquele movimento reles dos capitães…deixa de se chamar movimento dos capitães e passa a ser das Forças Armadas…é mais sonante e tudo…”
Lá foram a correr ter com os capitães…que tão generosos ( ou não) que são deixaram-nos mandar.
Passados uns tempos saíram à rua…os capitães ( porque à hora que foi os comandantes ainda estavam a dormir…não se deve acordar os comandantes!)…cercaram aquilo tudo…e,quando iam prender o Sr. Marcello Caetano este disse…” Oh Capitão! Tira lá as mãozinhas daqui…eu mereço um oficial superior!” ( sim porque quem tinha o poder de decisão era ele…os capitães nem estavam armados…ok tinham cravos nas armas…à América latina, se me permitem ou não). Foram chamar o Sr. Oficial Superior…Exmo.General Spinola que, apesar de não ter feito nada…ficou com o poder…e passou a acordar ainda mais tarde.

Moral da história:
- Se forem os capitães da vida não deixem que os generais se metam nos vossos projectos pessoais…podem ficar a ser comandados no vosso próprio plano…
- Melhor ainda…Em Portugal…se não fores chefe…arranja maneira de seres, ou então…é melhor não pensares em mudar o mundo.

Ps: Viva o Maia! ( agora a sério…era o único inteligente)

domingo, junho 10, 2007

Ain't No Sunshine - Bill Withers

“Ain't no sunshine when she's gone
It's not warm when she's away
Ain't no sunshine when she's gone
She's gone much too long
Any time she goes away”



Por alguma razão esta música é interpretada por vários cantores, grupos…Na minha opinião é uma das músicas que melhor descreve a sensação de estar apaixonado…
No outro dia, numa festa, passaram esta música no karaoke…não a ouvia há muito tempo, mas sempre que a oiço desperta em mim aquela sensação de necessidade extrema de olhar para aquela pessoa…a “tal” que nos faz brilhar os olhos…entre desatinos, tentativas desesperadas para interpretar a música, risadas e gritos, tentei captar aquela sensação…tentei analisá-la, perceber a pessoa que a escreveu…que para mim é um génio, porque conseguiu descrever em música o que eu nunca conseguiria por palavras…escusado será dizer que me foi impossível descodificar os sentimentos da pessoa que a escreveu ( os gritos desafinados de certas pessoas também devem ter ajudado ao fracasso)...independentemente do autor sentir tudo ou nada do que transpôs para a música…continua e continuará a ser uma das minhas músicas de eleição.

“Ain't no sunshine when she's gone
It's not warm when she's away
Ain't no sunshine when she's gone
She's gone much too long
Any time she goes away

Ain't no sunshine when she's gone
Wonder if she's gone to stay
Ain't no sunshine when she's gone
And this house just ain't no home
Anytime she goes away


I know
She's gone to stay
It's breakin' me up
Anytime she goes away
Gotta leave the young thing alone
There ain't no sunshine when she's gone


Ain't no sunshine when she's gone
It's not warm when she's away
Ain't no sunshine when she's gone
And she's gone much too long
Any time she goes away


Ain't no sunshine when she's gone
I wonder if she's gone to stay
There ain't no sunshine when she's gone
And this house just ain't a home
Any time she goes away


I know
She's gone to stay
It's breaking me up
Any time she goes away
Gotta leave the young thing alone
There ain't no sunshine when she's gone


Ain't no sunshine when she's gone
I wonder if she's gone to stay
Ain't no sunshine when she's gone
And this house just ain't no home
Any time she goes away
Any time she goes away”