terça-feira, dezembro 19, 2006

Mulheres Vs Homens

Em tudo, mas em tudo mesmo, os homens são diferentes das mulheres! Ontem dei por mim a pensar que tanta diferença só pode realmente dar confusão…
Sou romântica. Admito! Gosto de tudo o que tenha a ver com actos de amor, de surpresa, de paixão e de erotismo… Chego a ser exigente com os pormenores… e normalmente é evidente que… me desiludo! Uma desilusão já esperada, confesso! Mas, e por muito que me custe a admitir, os homens são mais românticos do que as mulheres. Vejamos.
As mulheres gostam de surpresas, os homens gostam de surpreender;
as mulheres são envergonhadas nos seus desejos, os homens são exímios a revelá-los;
as mulheres escondem-se num “não” que significa (quase sempre) sim, os homens não se escondem em palavras e revelam-se em actos simples;
as mulheres são excelentes sonhadoras de fantasias, os homens também sonham mas procuram realizá-las;
a mulher, mesmo apaixonada, não se mostra, o homem fá-lo de uma forma natural e espontânea…

Na literatura temos alguns exemplos de textos românticos escritos por uma mulher e por um homem que denunciam claramente esta diferença…
Florbela Espanca dizia assim:

“Eu quero amar, amar perdidamente ! Amar só por amar: Aqui ... além... Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente ... Amar ! Amar! E não amar ninguém !”

Ok, ela quer amar! Entendido. Mas quem?? Faz de propósito… misteriosa como só as mulheres o sabem ser!!! E termina o poema com a palavra mais vaga do mundo… “ninguém”!!

Pablo Neruda, no entanto, disse assim:
“Do teu passado
Não tenho ciúmes.
Vem com um homem às costas,vem com cem homens nos cabelos,vem com mil homens entre o peito e os pés,vem como um rio cheio de afogados que encontra o mar furioso,a espuma eterna, o tempo!
Trá-los a todos ao lugar onde te espero:estaremos sempre sós,estaremos sempre, tu e eu,sozinhos sobre a terra para começar a vida!”

Directo. Não está a falar para as mulheres todas do mundo. Não. Nem sequer está a escrever para “ninguém”. Dirige-se simplesmente a uma. A eleita. Essa pode vir de qualquer maneira…
No fundo, e na minha humilde opinião (as mulheres que me perdoem), só os homens sabem realmente amar. Repito. Os homens quando amam é realmente de coração, alma e corpo… amam tudo. As mulheres dizem que amam mas, o que realmente importa, é sentirem-se “amadas”…

Sem comentários: