quarta-feira, dezembro 20, 2006

Porque te foste assim?

- Porque te foste assim? Não te despediste...
- Não sabia como!
- Não sabias como?! Como é isso possível? Não gostas de mim?
- Sim, demais.
- Não vais sentir saudades minhas?
- Vou, demasiadas.
- Não vais sentir pena de não te rires comigo?
- Sim, mas vou lembrar-me sempre do teu sorriso...
- Não me vais ver...
- Vou-te sentir ao meu lado todos os dias...
- És egoísta.
- Sou corajoso!
- Corajoso? Não. És cobarde. Foges dos problemas.
- Quero que entendas: desliguei-me da vida, desliguei-me de ti e de todos porque para mim a felicidade só é possível quando temos uma caminho pela frente e quando vale a pena tentar e arriscar... a mim não me restava nada! Apenas a morte...
- E vês-me a chorar?
- Vejo, sinto e choro contigo!
- É um sofrimento atroz... sabias? Saber que deveria ter-te dito mais vezes que te amava, que me fazias bem, que no teu colo encontrava a paz, que as tuas histórias me faziam sonhar, que o teu abraço era perfeito, que quando ralhavas ficavas vermelho de ira mas tinhas o coração apertado... dizer-te que eu era aquela princesa que falavas tanto... era eu, tenho a certeza... e as tuas cantigas perto do meu ouvido. Ainda sei a letra e hei-de cantá-las um dia.... Porque te foste assim?? Arrependo-me de tanta coisa que não fiz por ti...
- Senta-te no meu colo.
- Eu cresci.
- Eu sei mas senta-te no meu colo. Não envelheci.
- E posso ler-te um texto? Descobri-o para ti... e podias ter sido tu a escrevê-lo...
- Agora tenho todo o tempo do mundo... lê-o...
- E amanhã estarás cá?
- Estarei. Numa solidão acompanhada, numa existência permanente...

Se, por um instante ,Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me presenteasse com um pedaço de vida,possivelmente não diria tudo o que penso,mas ,certamente pensaria tudo o que digo. Daria valor às coisas,não pelo o que valem, mas pelo que significam. Dormiria pouco,sonharia mais, pois sei que a cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz. Andaria quando os demais parassem, acordaria quando os outros dormem. Escutaria quando os outros falassem e gozaria um bom sorvete de chocolate. Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida vestiria simplesmente , me jogaria de bruços no solo,deixando a descoberto não apenas meu corpo, como minha alma. Regaria as rosas com minhas lágrimas para sentir a dor dos espinhos e o encarnado beijo de suas pétalas. Deus meu, se eu tivesse um pedaço de vida!... Não deixaria passar um só dia sem dizer às gentes- te amo, te amo. Convenceria cada mulher e cada homem que são os meus favoritos e viveria enamorado do amor. Aos homens, lhes provaria como estão enganados ao pensar que deixam de se apaixonar quando envelhecem, sem saber que envelhecem quando deixam de se apaixonar. A uma criança,lhe daria asas,mas deixaria que aprendesse a voar sozinha. Aos velhos ensinaria que a morte não chega com a velhice, mas com o esquecimento. Tantas coisas aprendí com vocês, os homens... Aprendí que todo mundo quer viver no cimo da montanha,sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a escarpa. Aprendí que quando um recém-nascido aperta com sua pequena mão pela primeira vez o dedo do pai, o tem prisioneiro para sempre. Aprendí que um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se. São tantas as coisas que pude aprender com vocês,mas,finalmente não poderão servir muito porque quando me olharem dentro dessa maleta,infelizmente estarei morrendo " GABRIEL GARCIA MARQUEZ

Sem comentários: