segunda-feira, junho 18, 2007

Uma breve reflexão sobre: Os Agricultores… porque eles alimentam/ comem o mundo…


Hoje acordei para criticar tudo e todos…Será que me estou a transformar no Saramago??
Enquanto estava perdido a ver as notícias, a minha atenção foi chamada a intervir…fixei o ecrã, num daqueles minutos raros em que não se fala do Pinto da Costa, da OPA do Benfica, ou da Madeleine ( que é o único assunto que na minha opinião ainda merece um pouco de antena…embora esteja a tornar-se exageradamente mediático)…retomando, num desses momentos em que se discute alguma coisa nova falaram de Agricultura.

Pois bem, começando com as questões…
Lembram-se de existir algum ano próspero para a agricultura em Portugal??
Já ouviram algum agricultor a dizer que a produção foi muito acima das suas expectativas?
Algum agricultor doou parte dos seus excedentes a alguém que não eles próprios e as suas famílias?
Muda o ano, não muda a cassete. Todos,e quando digo todos são mesmo todos,os anos os agricultores de Portugal têm alguma queixa:

- Choveu muito;
- Choveu pouco;
- O Verão chegou muito cedo;
- O Verão chegou muito tarde;
- Foram atacados por pestes;
- As sementes não pegaram;
- etc., etc.…

Existe alguém mais infeliz e insatisfeito que um agricultor? Conhecem alguém com mais argumentos que um agricultor?? Conhecem alguém mais *****( a palavra que antecede este aviso não pode ser pronunciada por mim…temos pena).
Se chove... querem indemnizações por causa das inundações… se não chove querem que o estado os indemnize pela seca…se arde o estado tem que reconstruir as casas ( sim, porque foi o estado que não limpou a mata…em frente da casa do agricultor!)…Eu acho que se tiverem produção a mais vão pedir uma indemnização por não terem a quem vender tanto produto!
Resumindo, o estado ( através dos nossos impostos) paga por tudo e por nada indemnizações aos agricultores…e depois o estado é mau…eu continuo a defender que o estado é “burro”…porque isto de dar indemnizações e não ver nada em troca é…um bocado mau…

Agora vou pensar no que vou criticar mais tarde.

2 comentários:

Luiz Carlos Reis disse...

Olá minha cara Selene,obrigado pela visita ao Oficina!
Sensato de sua parte essa breve reflexão. Veja voce, aqui no Brasil há muito se fala em reforma agrária e remanejamento de terras não produtivas, ajuda financeira e alocação de pequenos produtores etc. Entretanto os grandes latifundiários, donos de imensos hectares de terras, políticos naturalmente, não movem uma "palha" sequer para que de fato isso aconteça. De um lado o nordeste do país, árido e seco, precisando de recursos para irrigação e plantio. No centro-Oeste e Sudeste, onde se situam os maiores latifúndios de terras, muitas vezes improdutivas, são utilizadas para pastagens de gado e produção de grandes centros frigoríficos. Já, no sul do país, terra rica e fria, temos altos investimentos por parte do governo,tanto em pecuária quanto em agricultura, e o filão disso tudo é sempre o mesmo: Ajuda do governo aos grandes produtores.
Aos pequenos e médios agricultores restam apenas sobreviver de sua produção,pois o pouco lucro obtido são para pagamento de subsídios do governo e ivestimentos agrícolas junto à bancos e credores financeiros. Num páis de clima tropical e extremamente apto à agricultura diversificadas, infelizmente incorre nestes obstáculos, por que enquanto não se fizer uma reforma agrária digna de um páis como o Brasil, ficaremos à mercê de todo um contexto escuso e sem diretrizes, onde o coronelismo imperante dos grandes latifundios vai sempre ditar as regras. Obviamente que amparados pela politicagem corrupta e ditadora. Pelo visto contagiou todo o planeta não é mesmo?
Enfim, somos apenas minúsculas formigas disseminando e polinizando bons frutos e ovas opniões...Ótimo texto, visto que nós brasileiros,temos sofrido às duras penas com essa governança estatal e retrógrada, copm um detalhe: O governo não indeniza "nadica de nada" seja qual for a estação.
Grande abraço e boa semana para tí!

Luiz Carlos Reis disse...

Desculpe pela extenção do texto!

Abraços!