sexta-feira, setembro 08, 2006

“Ser Oficial é ter disponibilidade total para servir a Nação”


Nesta mesma época, mas 10 anos atrás estava eu ansioso por ingressar na Academia… Andava a fazer poses com a nova farda em frente do espelho, ainda hoje me admiro como não se partiu ou mo tiraram da frente.
Ainda me lembro da minha entrevista, acho que nunca tremi tanto na minha vida… O comandante olhou para mim como a dizer: “ Mais um “chavalo” para eu mandar”…. Eu só me lembro de pensar “ Sou forte! Vou conseguir! Aguenta…Aguenta!”.
Quando me senti na sala, inconscientemente, comecei a mirar todos os candidatos, achava uns muito pequenos, uns muito magros outros muito gordos, nenhum me parecia adequado… Olhávamos uns para os outros, sorriamos cúmplices quando víamos os futuros cadetes a sair da sala do comandante… branquinhos.
Agora quando nos juntamos nas formaturas, quando observamos os novos cadetes percebemos que para muitos a vida vai começar, vão encontrar ali uma nova família e os melhores anos da vida deles.
“O Aluno da Academia Militar procura regular-se em todas as circunstâncias pelas normas da virtude, sabendo que nunca poderá ser bom como soldado se não for perfeito como Homem”

“O Aluno da Academia Militar é sempre delicado na manifestação dos sentimentos, cavalheiresco e urbano no trato social, sem deixar nunca de ser firme nas suas convicções, austero e sóbrio na sua conduta.

«Pelo Sonho é que vamos
comovidos e mudos.
Chegamos? não chegamos?
Haja ou não haja frutos
Pelo o Sonho é que vamos.»
«Chegamos? não chegamos.
Partimos.Vamos.Somos.»

Sebastião da Gama (Séc.XX)

Sem comentários: